capa-3-ac-o-es-ale-m-de-contratar-um-seguro-auto-que-mante-m-o-seu-carro-em-seguranc-a-png

3 ações - além de contratar um seguro auto - que mantêm o seu carro em segurança

Data da postagem: 17/03/2020

3 ações - além de contratar um seguro auto - que mantêm o seu carro em segurança

 

A primeira ação de segurança e proteção ao carro recomendada a quem adquire um veículo é contratar um seguro.

Afinal, todos os recursos que serão elencados a seguir funcionam para deixar o seu carro mais seguro.

No entanto, nenhum deles é 100% garantido por uma razão óbvia: é impossível controlar absolutamente tudo – desde o risco sempre presente de uma colisão até a ação criminosa contra o seu veículo.

Em outras palavras, exemplificando, mesmo que você siga todos os cuidados listados a seguir e mais alguns, ainda assim, algum ladrão pode conseguir furtar o seu carro.

Este exemplo deixa claro por que a melhor alternativa de segurança para o seu veículo sempre será a contratação de um seguro auto.

Especialmente se considerados os altos índices de roubos nas grandes cidades e o fato de o Brasil possuir um dos trânsitos mais violentos do mundo.

Portanto, pense nisto: estar amparado por um seguro auto é a única maneira plenamente segura de não arcar com os prejuízos de maneira solitária.

Ainda assim, tomar alguns cuidados acessórios é muito importante para manter o carro em segurança. 

Atenção então para estas três ações que são verdadeiras dicas de como cuidar do seu veículo.

Previna-se contra roubos e furtos

Para evitar roubos e furtos, muitas ações de prevenção podem ser tomadas, como travar as portas, fechar as janelas, estacionar em áreas iluminadas e não deixar objetos visíveis nos bancos do carro.

Se possível, é recomendável também instalar um sistema de rastreamento, bem como um sistema imobilizador de veículo.

Já estes dispositivos custam bem menos e contribuem decisivamente com o propósito de se evitar roubos e furtos do seu veículo. São eles: alarme audível e dispositivo antifurto.

Além disso tudo, a dica fundamental para se prevenir de roubos e furtos ao seu carro: esteja sempre alerta, checando o entorno do seu veículo ao entrar e sair dele, no estacionamento.

Pratique a condução defensiva

Além do seguro auto e das ações que previnem contra roubo e furto, há outra forma de manter o seu veículo em segurança: praticar a condução defensiva.

A imprudência do motorista, aliada à falta de atenção e excesso de confiança, são as principais causas de colisões e acidentes de trânsito.

Portanto, seja sempre diligente ao volante, especialmente nestas situações: ultrapassagem, chuva, nevoeiro e condução noturna.

É importante também, para uma condução defensiva, manter distância do veículo que vai à sua frente, bem como não permitir que motoristas dirijam “colados” à sua traseira. Dê passagem.

Finalmente, os faróis. Uma condução defensiva requer responsabilidade quanto ao uso do farol. 

Sempre que estiver utilizando luz alta e vier um carro em sentido contrário, reduza o farol.

Caso o outro veículo também esteja de luz alta, pisque rapidamente os faróis do seu veículo, para informá-lo disso.

Não faça guerra de luzes. Dê o exemplo.

Conserve a mecânica do seu carro

Neste caso, embora a dica se destine a manter o seu carro em segurança, é certo que se seguida à risca, trará outra vantagem ao seu veículo, elevando consideravelmente a vida útil dele.

E não são poucas as ações que contribuem com a conservação da mecânica do seu carro, a partir de manutenções simples que podem ser realizadas no dia a dia mesmo.

Portanto, confira a vida útil do óleo; troque os filtros de óleo, ar e combustível; fique atento ao limite de giros; não deixe o carro parado por muito tempo; cuide dos freios; atente-se para a manutenção do motor.

Seguir essas recomendações evita dores de cabeça e principalmente idas ao mecânico e carro parado por dias causado por defeito ou pane mecânica.

Gostou das dicas para manter o seu carro em segurança, além da contratação de um seguro? 

Então que tal seguir todas as recomendações, inclusive a de garantir cobertura de seguro ao seu veículo?

Conheça mais sobre a Saga Seguros, conversando por aqui com um dos nossos consultores.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: