WhatsApp_Image_2019_03_08_at_13.37.19

MULHERES AO VOLANTE: ELAS DIRIGEM MELHOR

Como se trata de um mês muito importante, nosso conteúdo de março é todo dedicado às mulheres. Então nada melhor que falar de um assunto um pouco polêmico: mulheres no trânsito.

Data da postagem: 08/03/2019

MULHERES AO VOLANTE: ELAS DIRIGEM MELHOR


Como se trata de um mês muito importante, nosso conteúdo de março é todo dedicado às

mulheres. Então nada melhor que falar de um assunto um pouco polêmico: mulheres no trânsito.

MULHERES AO VOLANTE: ELAS DIRIGEM MELHOR


A vida das mulheres no trânsito não é nada fácil e talvez, se você é mulher e motorista, já tenha ouvido alguns comentários do tipo “tinha que ser mulher” ou “mulher no volante, perigo constante” utilizados de forma um pouco preconceituosa e ofensiva. E para desmistificar este assunto , buscamos algumas informações bem relevantes que mostram que mulheres são sim cuidadosas, mais responsáveis e boas motoristas!

Iniciando pelo comportamento de gênero, algumas pesquisas e levantamentos que comparam homens e mulheres ao volante entendem que, devido a fatores socio-culturais, o perfil masculino tende a ser mais agressivo quando estão conduzindo carros. Existe competitividade e uma disputa maior no universo masculino.

“Os homens acabam usando o veículo como um objeto de dominação do ambiente e do espaço por meio do uso da velocidade, do torque e da força do motor”, afirma o psicólogo Renan da Cunha Soares Junior, representante do Conselho Federal de Psiogia em entrevista a Revista Auto Esporte.

Para reforçar o tema, um boletim estatístico realizado pela Seguradora Líder – DPVAT, divulgado em2018, aponta alguns dados bem interessantes sobre o comportamento das mulheres no trânsito: o total das indenizações pagas pela seguradora, 25% foram para mulheres e 75% para homens. Em casos de Morte, a diferença é ainda maior: 82% de vítimas são do sexo masculino.

Veja o comparativo na imagem abaixo

Comparativo Fonte: Seguradora Líder – DPVAT , 2018


Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em depoimento para a Revista Apólice, afirma que comportamentos agressivos e as infrações de transito estão diretamente relacionados ao aumento de risco de acidentes. “A agressividade tende a ser maior entre os homens e isso reflete em seu comportamento no trânsito”, analisa. “Basta ver a diferença de reação diante de uma ‘fechada’ ou acidentes. O homem sente-se agredido e tende a revidar. Já a mulher pode até reclamar, mas traz para si a responsabilidade e assume o dano” completa.

Uma outra característica feminina destacada pela entrevistada Silvia Lisboa diz respeito a menor propensão de assumir riscos. “Mulheres são mais cautelosas, o que não quer dizer que sejam menos audazes. Mas elas tendem a considerar sempre as situações de risco e antever possíveis problemas no trajeto”.

É isso aí, as mulheres são um exemplo de comportamento no a ser adotado por todos!

Elas têm ganhado cada vez mais espaço na nossa sociedade e, por consequência, também no trânsito. E, apesar do preconceito ainda enraizado, as mulheres provocam menos acidentes e fazem do trânsito um lugar mais seguro para todos. Que ótimo exemplo, não é mesmo? ;)

Dúvidas sobre seguros, fale com um especialista da Saga Corretora!


Compartilhe esse artigo nas redes sociais: