WhatsApp_Image_2018_08_25_at_1.19.46_PM

Quem pode dirigir um veículo segurado

Afinal, quem pode dirigir o meu carro depois que eu já fiz o seguro? Se você sofre com esta dúvida acompanhe aqui e vamos juntos entender melhor sobre este assunto! A Saga Corretora te esclarece!

Data da postagem: 17/08/2018

Quem pode dirigir um veículo segurado


Se você sofre com esta dúvida, nos acompanhe aqui e vamos juntos entender melhor sobre este assunto!

Seguro

Muitos motoristas esbarram nesta questão na hora de emprestar o carro, mas não procuram informações antecipadamente e podem ser surpreendidos ao ocorrer um sinistro.


Esteja preparado e não faça parte desse grupo de pessoas! Portanto é importante conhecer as condições gerais e específicas de sua apólice de seguro, além das regras da seguradora que você contratou para garantir o pagamento de sua indenização quando você ou outras pessoas estiverem dirigindo o veículo.


Responder corretamente todas as informações obrigatórias que o seu corretor faz na hora de cotar o seguro é um requisito básico e que faz toda a diferença para ter um seguro que atenda às suas reais necessidades.


Fique atento aos dados referentes ao perfil de condutores do seu possante e especifique quem é o condutor principal, aquele que mais dirige o carro (fique tranquilo, pois vamos te explicar melhor mais abaixo!). Essas exigências serão conferidas pela seguradora quando necessário fazer o processo de indenização, ou seja, se outras pessoas utilizam seu veículo, mesmo que esporadicamente, é preciso informar os dados desses condutores para ampliar a cobertura.


Isso quer dizer que, quando o meu primo chegar eu vou ter que ligar antes para meu corretor e sinalizar o parente como condutor na minha apólice de seguro, para só depois ele poder pegar o meu carro? ”. Não. Nós não somos tão burocráticos assim!


Lembra que identificamos o principal condutor ali em cima? Então veja bem, todos que dirigem o veículo, de alguma forma, são considerados condutores e por isso é preciso entender as regras de cada seguradora para garantir a indenização.


De modo geral, definimos os condutores da seguinte maneira:

  • Condutor principal: É o que aparece listado na apólice e quem dirige o carro, cerca de 90% do tempo. Em certos casos, onde não é possível se fazer essa divisão temporária, oca-se nesta função o motorista mais jovem, dentre todos que têm o hábito de dirigir o veículo segurado;

  • Condutores regulares ou secundários: listagem de todas as pessoas que eventualmente podem vir a dirigir o veículo.

  • Condutores jovens: com base nas estatísticas a faixa etária entre 18 e 26 anos tem o perfil de alto risco, ou seja, maior chance de acidentes. Menores de 26 anos e que residem na mesma casa do condutor principal, independente de utilizarem ou não o veículo, devem ser mencionados em sua apólice. É preciso informar se quer ou não estender a cobertura neste caso.


Vale dizer que todas as seguradoras andam de mãos dadas com as normas de trânsito, ou seja, pessoas não habilitadas, embriagadas, com a CNH caçada ou suspensa, nunca devem pegar seu carro. Ao descumprir a legislação de trânsito, você está assumindo o risco e não terá sua indenização paga e podendo ou não responder, junto ao DETRAN, por essa infração e uma série de outras consequências dolorosas. Fique atento!


Mas então, quem pode dirigir esse carro? ”

Esclarecer tudo o que foi dito anteriormente é importante para você entender melhor sobre os tipos de condutores e o fazer sua apólice, incluir os demais condutores pode influenciar diretamente no valor final da cotação, mas deixar de informar pode comprometer a cobertura e consequentemente o pagamento da indenização se o sinistro ocorrer.


Sendo assim, a situação é a seguinte: fora da rotina de uso de seu automóvel (principal condutor), quem pode pegar o seu carro são pessoas de acordo com as normas de trânsito (com a CNH ativa e regularizada, sem ter ingerido álcool e etc.) com idade maior que 26 anos. Se você contratou cobertura para jovens condutores de ambos os sexos, essa possibilidade é aumentada para qualquer condutor que atenda as leis.


Dicas importantes:

  1. A melhor forma de garantir o pagamento da indenização é conhecer todas as condições da apólice de seguros antes mesmo de contratá-la.

  2. Não forneça informações inexatas ao fazer seu seguro. Quem sai perdendo é seu bolso!

  3. Evite emprestar seu veículo para as pessoas que não se enquadram no perfil de risco de sua apólice. Acidentes tem uma tendência a acontecer em situações fora da normal.

  4. Procure um profissional especializado para te ajudar na hora de contratar seu seguro. Faça hoje mesmo a sua consultoria de seguro acessando o nosso chat online. A Saga Corretora pode te ajudar!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: