Seguro Saga
Afinal, quem pode dirigir o meu carro depois que eu já fiz o seguro?

Se você sofre com esta dúvida, nos acompanhe aqui e vamos juntos entender melhor sobre este assunto!

Seguro

Muitos motoristas esbarram nesta questão na hora de emprestar o carro, mas não procuram informações antecipadamente e podem ser surpreendidos ao ocorrer um sinistro.


Esteja preparado e não faça parte desse grupo de pessoas! Portanto é importante conhecer as condições gerais e específicas de sua apólice de seguro, além das regras da seguradora que você contratou para garantir o pagamento de sua indenização quando você ou outras pessoas estiverem dirigindo o veículo.


Responder corretamente todas as informações obrigatórias que o seu corretor faz na hora de cotar o seguro é um requisito básico e que faz toda a diferença para ter um seguro que atenda às suas reais necessidades.


Fique atento aos dados referentes ao perfil de condutores do seu possante e especifique quem é o condutor principal, aquele que mais dirige o carro (fique tranquilo, pois vamos te explicar melhor mais abaixo!). Essas exigências serão conferidas pela seguradora quando necessário fazer o processo de indenização, ou seja, se outras pessoas utilizam seu veículo, mesmo que esporadicamente, é preciso informar os dados desses condutores para ampliar a cobertura.


Isso quer dizer que, quando o meu primo chegar eu vou ter que ligar antes para meu corretor e sinalizar o parente como condutor na minha apólice de seguro, para só depois ele poder pegar o meu carro? ”. Não. Nós não somos tão burocráticos assim!


Lembra que identificamos o principal condutor ali em cima? Então veja bem, todos que dirigem o veículo, de alguma forma, são considerados condutores e por isso é preciso entender as regras de cada seguradora para garantir a indenização.


De modo geral, definimos os condutores da seguinte maneira:

  • Condutor principal: É o que aparece listado na apólice e quem dirige o carro, cerca de 90% do tempo. Em certos casos, onde não é possível se fazer essa divisão temporária, coloca-se nesta função o motorista mais jovem, dentre todos que têm o hábito de dirigir o veículo segurado;

  • Condutores regulares ou secundários: listagem de todas as pessoas que eventualmente podem vir a dirigir o veículo.

  • Condutores jovens: com base nas estatísticas a faixa etária entre 18 e 26 anos tem o perfil de alto risco, ou seja, maior chance de acidentes. Menores de 26 anos e que residem na mesma casa do condutor principal, independente de utilizarem ou não o veículo, devem ser mencionados em sua apólice. É preciso informar se quer ou não estender a cobertura neste caso.


Vale dizer que todas as seguradoras andam de mãos dadas com as normas de trânsito, ou seja, pessoas não habilitadas, embriagadas, com a CNH caçada ou suspensa, nunca devem pegar seu carro. Ao descumprir a legislação de trânsito, você está assumindo o risco e não terá sua indenização paga e podendo ou não responder, junto ao DETRAN, por essa infração e uma série de outras consequências dolorosas. Fique atento!


Mas então, quem pode dirigir esse carro? ”

Esclarecer tudo o que foi dito anteriormente é importante para você entender melhor sobre os tipos de condutores e o fazer sua apólice, incluir os demais condutores pode influenciar diretamente no valor final da cotação, mas deixar de informar pode comprometer a cobertura e consequentemente o pagamento da indenização se o sinistro ocorrer.


Sendo assim, a situação é a seguinte: fora da rotina de uso de seu automóvel (principal condutor), quem pode pegar o seu carro são pessoas de acordo com as normas de trânsito (com a CNH ativa e regularizada, sem ter ingerido álcool e etc.) com idade maior que 26 anos. Se você contratou cobertura para jovens condutores de ambos os sexos, essa possibilidade é aumentada para qualquer condutor que atenda as leis.


Dicas importantes:

  1. A melhor forma de garantir o pagamento da indenização é conhecer todas as condições da apólice de seguros antes mesmo de contratá-la.

  2. Não forneça informações inexatas ao fazer seu seguro. Quem sai perdendo é seu bolso!

  3. Evite emprestar seu veículo para as pessoas que não se enquadram no perfil de risco de sua apólice. Acidentes tem uma tendência a acontecer em situações fora da normal.

  4. Procure um profissional especializado para te ajudar na hora de contratar seu seguro. Faça hoje mesmo a sua consultoria de seguro acessando o nosso chat online. A Saga Corretora pode te ajudar!

Saiba quanto ficará seu seguro.


A Saga é uma das maiores corretoras do

BRASIL!


Onde encontrar a Saga Corretora no meu Estado?


A Saga Corretora possui um representante de seguro em cada concessionárias do GRUPO SAGA.

Escolha nossa concessionária mais próxima de você!


Não tem nenhuma concessionária em seu Estado? Não se preocupe!

Nosso atendimento através do número 0800-883-6033 é para todo território NACIONAL.

Ligue agora!