blog-segurosartboard-png

5 dicas para quem comprou um carro e quer contratar um seguro de automóvel

Data da postagem: 28/02/2020

5 dicas para quem comprou um carro e quer contratar um seguro de automóvel

Ao adquirir um veículo, uma das primeiras preocupações que se tem é fazer a contratação de um seguro auto.

Isso porque, evidentemente, trata-se de um bem que é resultado do esforço laboral e de um investimento importante para a família.

Assim, garantir a proteção do bem é de fato uma das preocupações imediatas de quem adquire um carro novo – preocupação, aliás, que é mais do que justa e louvável.

1 – Observe os carros que apresentam maior risco


Esta dica, a bem da verdade, é para uma etapa anterior à aquisição do veículo, quando ainda é possível colocar na ponta do lápis todos os custos que lhe serão impostos pelo futuro bem.

Dentro dessa lógica do planejamento, se você é daqueles que acertadamente consideram imprescindível a contratação de um seguro de automóvel, é importante observar, antes da aquisição, quais veículos têm maior histórico de risco.

Pois, afinal, algumas características do carro podem revelar quais deles apresentam maior risco à seguradora – o que, por óbvio, desencadeia em apólices mais caras.

Os SUVs, por exemplo, têm seguros mais caros exatamente pela maior exposição ao risco, durante mais tempo. O mesmo vale para veículos a diesel, que têm maior incidência de roubo.

Outra classe de veículos que costuma ter apólice mais cara é a de carros que já saíram de linha, por uma razão óbvia: as peças são mais difíceis de serem encontradas.

Portanto, esta é uma dica importante para se observar não só antes de se contratar um seguro de automóvel, mas antes ainda da aquisição do carro.

2 – Evite economias tolas


Infelizmente, é comum, na hora da contratação de um seguro, o contratante optar por economias modestas – de R$ 200 ou R$ 300 – em troca de benefícios que podem fazê-lo economizar milhares de reais no futuro.

É, por exemplo, o que pode ocorrer com segurados que se preocupam excessivamente com a cobertura contra roubos, mas negligenciam ou ignoram a cobertura de danos a terceiros.

Sabemos que você está assustado com a alta do Dólar, mas é importante ser consciente na hora da contratação do seguro e não se fixar em economizar: acrescente na apólice todas as coberturas possíveis.

3 – Não pague pelo desnecessário


Por outro lado, é importante ficar atento para não pecar pelo excesso, pagando mais do que o necessário, na hora de se contratar o seguro de automóvel.

As companhias de seguro têm oferecido, cada vez mais, pacotes completos que contemplam mimos e proteções como conserto de eletrodomésticos, serviços de eletricistas e bombeiro hidráulico e por aí vai.

Antes de assinar a contratação desse pacote completo, é fundamental avaliar se esses serviços de fato serão utilizados por você, bem como se lhe terão serventia.

4 – Preencha o formulário atentamente – e sem preguiça 


Sim, a gente sabe: preencher formulários não é nada divertido, mas na hora de contratar um seguro de automóvel, é fundamental tratá-lo com paciência e atenção.

Isso talvez possa lhe render bons descontos, já que os dados constantes do formulário são essenciais para delinear o perfil de risco do segurado e assim, claro, formar o preço do seguro.

Portanto, por menos prazeroso que seja, trate este momento com a cautela que ele requer.

5 – Escolha um bom corretor 


Por mais óbvia que essa dica pareça, vale destacar que um bom corretor pode gerar economias não só no valor do prêmio como também em caso de sinistros.

Inclusive, cheque se o que está contratando é mesmo SEGURO. 

Demais serviços são oferecidos informando que mantém as mesmas condições de serviços, como: cooperativas, associações ou proteção veiculares, mas apenas o corretor e a seguradora possuem registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep) pelo site http://www.susep.gov.br/

Isso é fundamental para garantir que, caso algum imprevisto aconteça, você tenha confiança e segurança em seu corretor.

Pesquise então bons corretores nas seguradoras especializadas neste tipo de serviço para automóveis, onde os profissionais passam por rigoroso treinamento para oferecer aos clientes e segurados o melhor atendimento. 

Um lugar onde você encontra excelentes corretores, preparados para tratá-lo com honestidade, excelência e presteza, é na Saga Corretora de Seguros.

Entre em contato com os nossos consultores por aqui e saiba mais sobre as nossas condições para seguro auto.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: