Blog - Saga Seguros

Como o seguro auto funciona em casos de acidentes de carro?

21/04/2022


Nem todo mundo sabe, mas quando uma pessoa sofre um acidente de carro não necessariamente ela precisa acionar o próprio seguro.

Caso aconteça algum dano físico, na maioria dos casos ele será coberto pelo seguro DPVAT. Já os danos materiais são responsabilidade de quem causou o acidente. Por isso, alguns seguros auto oferecem esse tipo de cobertura. 

Sendo assim, é fundamental pegar os contatos da pessoa em casos de acidente de carro. Dessa forma, você poderá cobrá-lo pelos danos materiais da maneira certa. 

Caso o motorista fuja do local do acidente, é possível tentar anotar a placa do carro ou contatar as testemunhas do ocorrido. 

A polícia deve ser acionada quando houver mortos, feridos ou quando o motorista estiver alcoolizado. 

Porém, mesmo que as vítimas não tenham sofrido danos físicos, elas podem fazer um Boletim de Ocorrência informando que não são as responsáveis pelo acidente. 

Nesses casos, é importante oferecer informações sobre o motorista e o veículo. É importante lembrar que a pessoa não é obrigada a acompanhar a vítima até a delegacia para registrar a ocorrência. 

Quais tipos de seguro cobrem danos das vítimas de acidente de carro?

Os danos físicos são cobertos pelo DPVAT, que é o seguro responsável na cobertura de morte, invalidez e despesas de saúde de vítimas de trânsito. 

Por sua vez, os danos materiais não são cobertos pelo DPVAT. Antes de acionar seu seguro auto, é importante que o motorista que sofreu o acidente tente fazer com que o responsável pelo acidente de carro arque com esses custos. 

Também é possível que as vítimas e seus familiares tentem pleitear ressarcimento extra por danos físicos, danos morais, morte ou invalidez. Isso acontece porque a cobertura do DPVAT é baixa, prejudicando quem não tem um seguro auto ou plano de saúde. 

Como o DPVAT funciona? 

Para dar entrada no DPVAT, é necessário ir a um dos pontos autorizados de atendimento com a documentação necessária. O pedido pode ser realizado pela vítima, beneficiário ou representante legal. No caso de terceiros, será preciso ter uma procuração. 

É possível solicitar a indenização em casos de morte ou reembolso de despesas médicas e hospitalares num prazo de até três anos a partir da data do acidente de carro. No caso de invalidez permanente, o prazo é o mesmo, contado desde o momento que a vítima soube de sua situação. 

Como o seguro auto funciona em casos de acidente de carro?

Caso o responsável pelo acidente tenha um seguro auto, a seguradora pode arcar com os custos dos danos materiais e físicos das vítimas. Porém, isso vai depender da cobertura do seguro. 

Sendo assim, esse caso só se aplica a motoristas que tenham cobertura para danos a terceiros, também conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). 

Esse tipo de cobertura engloba danos ao veículo de outras pessoas envolvidas no acidente, além de danos físicos e morais, funcionando como um complemento do DPVAT. 

É importante lembrar que, caso haja danos corporais à vítima, é necessário acionar o DPVAT antes de contatar o seguro auto. 

Além disso, é essencial entrar em contato com o responsável pelo acidente e combinar o ressarcimento da melhor forma possível. 

Isso é necessário porque é obrigatório que ele assuma a culpa para acionar a cobertura de Responsabilidade Civil. O contato com a seguradora pode ser feito por um terceiro ou pelo próprio segurado. 

O que acontece quando o responsável pelo acidente de carro não tem a cobertura de Responsabilidade Civil?

Quando o causador do acidente de carro não tem a cobertura de Responsabilidade Civil ou seguro auto, deve arcar com todas as despesas do ocorrido. 

Caso não seja possível fazer uma negociação amigável, a vítima pode procurar ajuda legal para entrar com medidas judiciais cabíveis. 

No caso de apenas danos materiais e que possam ser cobertos pelo seguro, também há a opção de o responsável pelo acidente pagar apenas a franquia. 

Está interessado em adquirir um seguro auto com cobertura de Responsabilidade Civil? Entre em contato com a Saga Seguros e faça seu orçamento. Aqui, o seguro é garantido!

Ficou curioso para saber o valor do seu seguro?

Solicite seu orçamento!