Novembro azul, o diagnóstico precoce salva vidas.

NOVEMBRO AZUL, precisamos tocar nesse assunto.

O câncer de próstata tem grandes chances de cura quando descoberto precocemente. Por isso, cuide-se o ano todo, cuide da sua saúde, consulte o médico regularmente e faça o exame de toque.

Data da postagem: 01/11/2023

NOVEMBRO AZUL, precisamos tocar nesse assunto.

O termo Novembro Azul marca a época do ano responsável pela conscientização da luta contra o câncer de próstata, o tipo que mais ocorre em homens em todo o Brasil.

 

Vamos tocar nesse assunto?

 

O diagnóstico precoce

 

Assim como outros tipos de cânceres, o de próstata também têm mais chance de cura com o diagnóstico precoce. E é por isso que é tão importante o exame preventivo o quanto antes. Ainda há muito preconceito dos homens em relação ao exame de toque retal, mas este exame, quando necessário, pode salvar vidas.

 

O exame de toque retal

 

Este exame é indicado quando exames anteriores apontaram risco de câncer de próstata ou outras doenças. É um procedimento rápido, dura em média 10 segundos, é indolor e não traz riscos à saúde. O risco é se privar-se de realizar o exame.

 

O que é o câncer de próstata?

 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção de parte do líquido seminal. O câncer de próstata ocorre quando as células desse órgão começam a se multiplicar de maneira descontrolada. Embora seja uma doença grave, quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são significativamente maiores.

 

Recomendações e Cuidados:

 

Exames de Rotina:

 

Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames de rotina para a detecção precoce do câncer de próstata. Caso haja histórico familiar da doença, a recomendação é começar os exames aos 45 anos.

 

Exame de Toque Retal:

 

Apesar de gerar certo desconforto, o exame de toque retal é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata. Ele complementa outros exames, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), contribuindo para um diagnóstico mais preciso.

 

Conscientização e Diálogo:

 

É essencial promover o diálogo sobre a saúde masculina, desmitificando preconceitos em relação aos exames. A conscientização dentro da família e comunidade contribui para a quebra de tabus e estimula a busca por cuidados preventivos.

 

Estilo de Vida Saudável:

 

A adoção de um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios físicos e a redução do consumo de álcool e tabaco, pode contribuir significativamente na prevenção não apenas do câncer de próstata, mas de diversas doenças.

 

Acompanhamento Médico Regular:

 

Manter consultas médicas regulares é fundamental para monitorar a saúde geral. O médico pode oferecer orientações personalizadas com base no histórico de saúde do paciente.

 

 

A Saga Corretora de Seguros incentiva a segurança em todas as suas formas. Cuide da sua saúde, cuide da sua família, cuide do seu patrimônio, conte com a Saga!

 

Clique abaixo e entre em contato com a gente.

 

 

 https://www.segurosaga.com.br/produtos-seguro

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: