Quando acionar a seguradora em caso de sinistro?

Sinistro: o que é e o que fazer nessa situação.

Ter seguro é essencial em caso de sinistros, mas você sabe como e quando deve acionar sua seguradora? Veja nossas dicas.

Data da postagem: 16/12/2025

Sinistro: o que é e o que fazer nessa situação.

No universo dos seguros, o termo “sinistro” pode parecer técnico, mas ele nada mais é do que a ocorrência de um evento previsto na apólice, como um acidente de trânsito, roubo ou furto do veículo. Em outras palavras, quando algo acontece com o seu carro que está coberto pelo seguro, é hora de acionar a seguradora.

Vamos com a gente falar sobre isso?

O primeiro passo

O primeiro passo diante de um sinistro é manter a calma.

Em seguida, é fundamental registrar todas as informações necessárias e seguir o procedimento correto para garantir que o atendimento seja rápido e eficiente.

Quando devo acionar o seguro?

Nessas situações, muitas dúvidas surgem. Veja como agir:

·         Roubo ou furto do veículo: faça um boletim de ocorrência imediatamente e comunique a seguradora o quanto antes.

·         Acidente em que você é o responsável: informe a seguradora e siga as orientações para abertura do sinistro.

·         Acidente em que você não tem culpa: é possível acionar o seguro para agilizar o reparo, e depois a seguradora busca o ressarcimento junto à outra parte.

·         Danos pequenos: analise se vale a pena acionar o seguro ou pagar o conserto por conta própria para evitar perder bônus na renovação.

·         Dúvidas sobre cobertura: consulte sempre sua corretora, que pode orientar sobre a melhor decisão.

Dica importante

Sempre que houver dúvidas, fale com a Saga Corretora de Seguros. Ela é sua parceira para esclarecer coberturas, procedimentos e te ajudar a evitar prejuízos ou dores de cabeça.

 Baixe o Manual de Sinistros para ficar poro dentro de tudo!


#SeguroSinistro

Clique abaixo e entre em contato com a gente.

  https://www.segurosaga.com.br/produtos-seguro

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: