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Qual a diferença entre cobertura e assistência de seguro?

Data da postagem: 26/12/2020

Qual a diferença entre cobertura e assistência de seguro?

Uma dúvida frequente de segurados e de pessoas interessadas na contratação de seguro é a

diferença entre dois termos aparentemente semelhantes, mas que, na prática, traduzem

benefícios distintos: “cobertura” e “assistência”.

Vale lembrar, antes de partir para a diferenciação dos termos propriamente, que a expectativa

de se obter uma cobertura ou assistência advém da obtenção de uma apólice de seguro, que é

fruto de contrato celebrado entre seguradora e segurado.

A partir do nascimento desta relação contratual, tem-se a previsão de que, ao acontecimento

de sinistros, infortúnios ou imprevistos com o bem segurado, receberá, o segurado, uma

compensação – financeira ou de serviço – no valor ou condições previamente acertados.

E aí está a diferenciação necessária entre “cobertura” e “assistência”. Quando se trata de uma

hipótese ou outra? Veja.

Cobertura do seguro

Em rápidas palavras, a cobertura é a proteção contratada pelo segurado, a qual garante que,

em situações imprevistas que afetem o patrimônio, o segurado seja indenizado, na medida do

contrato, a fim de se evitar, assim, prejuízo financeiro.

Na cobertura de um seguro, tem-se previamente estabelecido um elenco de sinistros possíveis

pelos quais o segurado deseja ser ressarcido na hipótese de ocorrências ao bem. Ou seja, para

um carro segurado que tenha garantia contra colisão e assalto, por exemplo, diz-se que o

seguro tem cobertura para colisão, roubo e furto.

Por isso é importante, ao contratar um seguro – veicular, residencial, de vida... – avaliar os

riscos aos quais o bem segurado estará sujeito, para, assim, estender-lhe uma cobertura na

apólice adequada e de acordo com as suas necessidades.

As proteções mais utilizadas em um seguro de auto são contra:

  •  Roubo;
  •  Furto;
  •  Colisão;
  •  Fenômenos da natureza;
  •  Incêndio;
  •  Acidentes que envolvam terceiros.

Para evitar qualquer tipo de imprevisto, escolha uma cobertura de seguro que atenda às

necessidades do seu veículo.

Assistência de seguro

Já a assistência de seguro – tantas vezes confundida com a cobertura – são os serviços

adicionais que podem, ou não, estar incluídos no seguro contratado ou podem, também, ser

contratados avulsamente. Neste caso, não há que se falar em indenização, nem em

necessidade de aviso de sinistro.


É importante registrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a assistência não

protege o patrimônio, mas exclusivamente se presta a serviços para situações emergenciais.

Ou seja, a assistência de seguro, no caso do seguro veicular, consiste no guincho 24 horas, no

socorro para pneus furados ou baterias arriadas, no serviço de chaveiro, no carro reserva,

entre outros. Vale destacar que uma assistência pode abranger benefícios e vantagens que vão

além do seu carro, sendo possível utilizar para a sua residência, por exemplo.

Para acionar a assistência em um destes casos, é necessário que o segurado entre em contato

com a seguradora e solicite especificamente o serviço desejado, que, claro, deve estar

contemplado dentro do pacote contratado.

Resumindo...

Para simplificar:

Assistência: engloba serviços de guincho, manutenção, reparos mecânicos, carro extra,

chaveiro, entre outros.

Cobertura: colisões, alagamentos, roubo, furto, incêndios, falhas mecânicas, danos a terceiros

etc.

Em síntese, a diferença entre assistência e cobertura é que na cobertura há o ressarcimento a

perda do segurado, frente a assistência que oferece a prestação de um serviço específico

emergencial.

E aí, compreendeu a diferença entre cobertura e assistência de seguro? Ótimo! Então que tal

agora conhecer os planos de cobertura e assistência que a Saga Seguros tem para o seu carro?

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