O uso da cadeirinha é essencial e obrigatório

Criança no veículo, usa a cadeirinha. Fique atento e pratique segurança.

Você é responsável pela segurança das crianças no trânsito. Use a cadeirinha adequada, siga as regras de trânsito e proteja a vida dos pequeninos.

Data da postagem: 05/11/2023

Criança no veículo, usa a cadeirinha. Fique atento e pratique segurança.

Você tem dúvidas a respeito do uso da cadeirinha para crianças no veículo? Pra começar, a gente já informa que o uso é essencial para a segurança das crianças, além de ser lei.


Vamos entender melhor sobre o assunto?


Houve mudança na lei da cadeirinha para 2023, fique ligado!


Em abril de 2021, a legislação da cadeirinha sofreu algumas mudanças. Conforme descrito na Lei n.º 14.071 no site do PlanaltoOu seja, desde abril, crianças com até 10 anos que tenham menos de 1,45m – devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente para cada idade, peso e altura.



Qual dispositivo deve ser usado de acordo com peso e idade?


  • Bebê conforto – crianças até 1 ano de ou com até 13 kg;

  • Cadeirinha – crianças de 1 a 4 anos (9 a 18 kg);

  • Assento de elevação – crianças de 4 a 7 anos e meio (15 a 36kg). Crianças acima de 7 anos e meio, mas com menos de 1,45 m de altura, devem continuar usando o assento de elevação.

  • Cinto de segurança do veículo – criança com idade superior a 10 anos ou que tenham altura superior a 1,45m.



O que é o assento de elevação? 


O assento de elevação é um dispositivo de retenção veicular que permite que a criança fique mais alta, o que garante que o cinto de segurança passe por áreas do corpo que conseguem suportar as tiras, sendo travadas em caso de acidente ou mesmo numa freada mais repentina. 



Com que idade a criança pode ser passageira de motocicletas?


Conforme a mudança da lei para 2023 agora é proibido transportar crianças com menos de 10 anos em motocicletas, com multa gravíssima e possível suspensão da carteira do condutor.


Com qual idade não precisa mais de cadeirinha?


O uso de equipamento de retenção adequado para cada idade é obrigatório para crianças de até 10 anos. A lei estabelece essas medidas, porque os cintos de segurança são projetados para proteger adequadamente pessoas acima de 1,45m.



A Saga Corretora de Seguros sabe da importância da segurança no trânsito. A vida das crianças depende de você. Escolha o dispositivo adequado a cada idade e peso e pratique segurança.


Clique abaixo e entre em contato com a gente.



 https://www.segurosaga.com.br/produtos-seguro


Compartilhe esse artigo nas redes sociais: